domingo, 9 de dezembro de 2012

Qual a Altura Máxima Que Uma Torre de Lego Pode Alcançar?

Hype Science.

Maior torre de LEGO do mundo, em Praga


Quantas peças de lego podem ser empilhadas sem que a peça que esteja na base seja esmagada?
O cálculo é simples. Todo material tem uma resistência à compressão. As peças de lego, apesar de parecerem indestrutíveis, também têm. Se você for colocando uma peça sobre a outra, o peso sobre a peça da base vai aumentando, até que o limite de resistência seja atingido, e a peça entre em colapso.
O problema é que ninguém parecia ter feito um teste de resistência até então. Muita especulação, mas nenhuma ação. Aí entra em cena o laboratório do Departamento de Engenharia da Open University, do Reino Unido.
Uma peça 2×2 de lego é colocada na máquina de teste de tração, o pistão sobe e no topo da peça fica uma placa conectada a uma célula de carga, que mede a força exercida.
Peça na bancada de testes, óculos de segurança; o procedimento começa. A carga vai aumentando e chega a 3.500 Newtons (350 kg) e nada. Mais um pouco de força, e quando o lego está sob 4.000 N, ele começa a “derreter”. Trata-se de uma “falha plástica”: a amostra, em vez de quebrar ou explodir, derrete.
E quantas peças 2×2 dá para empilhar até que a peça na base seja destruída? Em média, a força máxima que as peças suportam é 4.240 N, o equivalente a 432 kg, aproximadamente. Divida isto pela massa de um único lego, que é 1,152 g, e você chega ao número máximo de peças que você pode empilhar sobre um lego 2×2: 375.000.
É uma torre da altura de 3,5 km, aproximadamente – mais alta que o Monte Olimpo, na Grécia, por exemplo. Mas é possível fazer uma torre com esta altura?
O Dr. Ian Johnston, matemático e professor de engenharia, aponta que não tem chance de fazer uma torre de lego deste tamanho empilhando peças 2×2. Antes de acontecer a falha do lego, a torre cairia. Ou seja, a falha estaria acontecendo na estrutura da torre, e não no tijolinho.
O problema é que a torre teria que ser bem reta – a carga no teste foi distribuída de forma uniforme sobre a peça. A torre não poderia ter mais de 2 mm de desvio do centro na metade de sua altura. “Eu adoraria encontrar um construtor de Lego que consiga fazer uma torre de 3,5 km com tanta precisão”, diz Johnston.
Cue Duncan Titmarsh, único construtor Lego certificado da Inglaterra (e só existem 13 no mundo todo), junto com seu colega Ed Diment, concordam com o professor. Segundo eles, assim que você passar dos 3 ou 4 metros, não tem mais como se livrar das torções, e a estrutura entraria em colapso.
E outros tipos de torres? Daí, é possível montar estruturas com formas especiais, distribuindo melhor as torções e possibilitando que a torre chegue a alturas maiores que 4 metros. Brasil e Chile já chegaram a disputar quem fazia a torre mais alta, com o Chile montando uma torre de 30,94 metros e o Brasil, uma de 31,19 metros. O recorde parece ser uma torre de 32,5 metros, em Praga. [BBCReddit]

Nenhum comentário:

Postar um comentário