domingo, 30 de dezembro de 2012

Há Cem Anos... Os Primeiros Municípios Acrianos.




O que pouca gente se deu conta é que neste ano de 2012, que está terminando, completaram-se cem anos da criação dos cinco primeiros municípios acreanos.

Isso aconteceu porque em razão da Revolta Autonomista de Cruzeiro do Sul, em 1910, o governo federal decidiu punir o Departamento do Alto Juruá dividindo-o em dois: Alto Juruá e Alto Tarauacá. Mas, além dessa nova organização territorial, o Decreto n.° 9.831 de 23 de outubro de 1912, previu a criação dos cinco primeiros municípios do Acre: Rio Branco e Xapuri, no Departamento do Alto Acre; Município de Sena Madureira, no Departamento do Alto Purus; Município de Seabra no Departamento do Alto Tarauacá; Município de Cruzeiro do Sul, no Departamento do Alto Juruá.

Com isso, além dos quatro prefeitos departamentais (que faziam o papel de governadores), o Território Federal do Acre passou a ter também cinco intendentes municipais (os atuais prefeitos), todos nomeados diretamente pela presidência da republica, reforçando ainda mais a presença e a autoridade do governo federal na região.

Assim, no dia 13 de junho de 2013, Rio Branco completará cem anos desde que passou a ser um município administrado por um Intendente (Prefeito).

Isso é só um pedacinho da nossa linda história acreana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário