sábado, 1 de dezembro de 2012

1 de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.




HOJE É DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS! DIVULGUE E AJUDE A COMPARTILHAR INFORMAÇÃO

Hoje, 01 de Dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Neste ano, o slogan escolhido pelo Ministério da Saúde para a campanha é “Não fique na dúvida, fique sabendo”. A é ampliar o acesso da população aos testes rápidos nas unidades básicas de saúde.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Acre, e
ntre 1987 e 1997 foram registrados no Acre 52 casos da doença. Desse total, 46 homens e seis mulheres. Já no período de 1998 a 2012 foram 258 mulheres e 316 homens. Rio Branco é o município que apresenta o maior número de casos.

Estima-se que, das 530 mil pessoas infectadas pelo HIV no Brasil, 135 mil desconhecem sua situação e cerca de 30% dos pacientes procuram o serviço de saúde tardiamente. Em 1987, o 1° de dezembro foi instituído como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, por meio de deliberação da Assembleia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), para esclarecer a população sobre a necessidade de prevenção da doença. No Brasil, a data passou a ser adotada em 1988.

O Acre conta com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para realização dos testes e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para acompanhamento e tratamento realizados por equipe multidisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário