quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Você Está Pronto Para o Apocalipse Maia? Falta um Mês!

Hype Science.



Embora muita gente leve na brincadeira a ideia de que o mundo vai “acabar” no dia 21 de dezembro deste ano, há aqueles que estão realmente se preparando para o “fim”. Outros acreditam que a data marcará uma nova era de paz e unidade.
Seja como for, vale a pena saber de onde vem toda essa comoção: dois textos antigos encontrados na América Central dão o significado especial ao próximo dia 21 de dezembro (não exatamente nesses termos, é claro, já que esse mês é próprio do nosso calendário).
O primeiro texto foi escrito em um monumento que data de 669 a.C. em Tortuguero (México), e faz referência à vida de um deus associada ao fim de um ciclo previsto no calendário maia.
O segundo, encontrado na Guatemala, se refere a um rei chamado de “lorde 13 k’atun”, que seria uma figura essencial no 13º ciclo de k’atun (cujo fim equivale a 21 de dezembro de 2012). Nenhum dos textos, contudo, faz previsões apocalípticas.
De acordo com o pesquisador John Hoopes, da Universidade do Kansas Maya (EUA), quando os ocidentais analisaram o calendário maia, misturaram seus significados com a mitologia ocidental do fim do mundo, em grande parte vinda do Cristianismo, e criaram uma nova lenda.
Ao longo dos anos, dezenas de previsões do apocalipse foram feitas e espalhadas pelo mundo. Entre as que ganharam grande destaque, a mais recente foi a do pregador Harold Camping, que apontou 21 de maio de 2011 como Dia do Julgamento (antes, ele havia dito que o mundo acabaria em 1994, mas depois admitiu que teria “errado os cálculos”). Adivinhem vocês, ele errou mais uma vez, já que ainda estamos todos aqui.[LiveScience]


Nenhum comentário:

Postar um comentário