sábado, 17 de novembro de 2012

O Acre, O Brasil e o Tratado de Petrópolis.



17 de novembro é o dia em que foi assinado o Tratado de Petrópolis, que selou definitivamente os conflitos e garantiu as terras acrianas como parte do Brasil. Foi uma engenharia diplomática das mais complexas e competentes já feitas no mundo e o engenheiro foi o Barão do Rio Branco, patrono do Itamaraty, que com sua genialidade e oportunismo tratou do caso do Acre com a importância que era devida. 

Até hoje, 109 anos depois, esse Tratado assinado na cidade de Petropólis é um dos casos mais importantes da diplomacia brasileira. Quando estava no governo, tive o privilégio de comemorar os 100 anos da Revolução Acreana e do Tratado de Petrópolis. Como vocês, tenho muito orgulho da nossa história. Sei também como disse um dos nossos heróis, aliás herói da Pátria, Plácido de Castro, ainda há muita coisa a fazer pelo Acre, mas o certo é que o nosso Estado nasceu de uma história muito bonita e segue escrevendo bonitas páginas na história do nosso Brasil. 

Por isso, nunca perdi a oportunidade de celebrar esses feitos como o Tratado de Petrópolis que compõem a bela história dessa terra e do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário