sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A Balsa.

Blog do Altino Machado.

N.B.: Também aprendi que "a viagem de balsa é a única certeza no Acre em ano eleitoral". Hehehehehehe

Espaço para choro e ranger de dentes dos derrotados


Aprendi que a viagem de balsa é a única certeza no Acre em ano eleitoral. A viagem começa em Rio Branco, horas após o resultado das urnas.


Lotada por derrotados, a balsa tem como destino Manacapuru (AM).  No Acre, passa pelo município de Porto Acre. No Amazonas, passa por Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Tapauá e Beruri.

Pense numa viagem infernal: 
são 2,5 mil quilômetros de curvas e retas, sob sol e chuva, sem água tratada, comida, banheiro e energia elétrica, onde o único conforto é o choro dos surubins.

Aliados e adversários políticos se espremem num espaço que se torna exíguo, castigados pelas nuvens de carapanãs e borrachudos.


Dos dois principais candidatos à prefeitura de Rio Branco, o tucano Tião Bocalom, acusado de arrogante pelos adversários, parece o mais precavido.

Bocalom, que é paranaense, foi flagrado entrevistando um construtor de barcos para saber sobre a tormentosa viagem e dos custos de uma embarcação especial em caso de derrota.

Por sua vez, o petista Marcos Alexandre, paulista, cujo sangue ainda é muito doce para os insetos que infestam a região, tem desconsiderado a possibilidade de derrota e de embarcar na balsa.


O petista talvez nem saiba o que é a história da balsa, pois é novato no Acre. À exemplo de seus patronos, que não se julgam arrogantes, tem afirmado que sua vitória se dará no primeiro turno.

Para quem usa helicóptero, pista de pouso não será problema nas cidades por onde a balsa passa.

Sugestão aos navegantes: repelente, agasalho, pilhas para lanterna, lenços para enxugar as lágrimas - toalhas mesmo para os mais afetados.

Este blogueiro pretende virar borrachudo para acompanhar o choro e o ranger de dentes dos que terão que fazer a longa viagem.


Que venha a balsa.

Eleições 2012 - roteiro da balsa para Manacapuru  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário